Ei, noiva! Você ganhou um anel de noivado quando foi feito o pedido de casamento? Eu espero que sim, por que que mulher não gosta de ganhar uma jóia, não é mesmo?
O anel de noivado nada mais é do que um símbolo que representa o compromisso da mulher com seu parceiro, dado pelo homem que tem interesse de se casar com ela.
O primeiro registro histórico é de 1477, quando o Arquiduque Maximiliano da Áustria pediu a mão da Duquesa de Borgonha com um anel cravado com pequenos pedaços de diamantes que formavam a letra “M”, desde então, presentear a noiva com uma jóia virou tradição entre os membros da realeza.
Entre os séculos 15 e 17, os anéis de noivado traziam uma mensagem de amor, geralmente escritas no lado de fora, são os famosos anéis Poesie, muito conhecidos especialmente na França e na Inglaterra. Até o século 19, os anéis de noivado ganharam novas versões com pedras preciosas como rubis e diamantes, que eram tidos como os maiores símbolos do amor, cujas gemas eram lapidadas em forma de coração.
Mas foi em 1886 que a famosa joalheria Tiffany & Co consagrou o modelo solitário como o favorito das noivas para pedidos de casamento com a caixinha azul da marca.
Quando os anéis de noivado começaram a se popularizar, eles eram usados não só como símbolo de amor, mas como garantia financeira. especialmente nos Estados Unidos e em países da Europa, surgiu o conceito de que o valor da joia deveria ser equivalente a um ou dois salários do noivo, com o anel de noivado o homem demonstrava para a família de sua futura esposa, que ele seria capaz de sustentá-la. Além disso, do ponto de vista da mulher, o anel era uma segurança, pois garantia que o homem honraria com sua promessa de casamento.
Mas afinal, qual é a diferença do anel de noivado e as alianças de noivado? Na verdade, não há grande diferença mesmo.
Anel de noivado é a jóia que o noivo da para a noiva no pedido de casamento. Já as alianças de noivado são usadas pelo casal durante o planejamento do casamento.
Vale lembrar que a aliança é usada no dedo anelar da mão direita, enquanto o anel de noivado é usado no dedo anelar da mão esquerda e futuramente pode ser usado junto com a aliança depois do casamento.